29 de outubro de 2009

QUANDO A LAGOA VAI AO MAR

Hoje quero partilhar convosco este espectáculo que acontece regularmente num sítio lindo, onde temos as nossas raízes. A lagoa de Santo André!
Lugar de recordações e afinidades, lugar onde a nossa história de família evoluiu e fez história.
Aqui fica uma tradição que continua a atrair muitos curiosos pela beleza que se apresenta. 



PARA VERES DESFRUTANDO DO SOM DESLIGA A MÚSICA DE FUNDO EM BAIXO DO NOSSO BLOGUE.

27 de outubro de 2009

FOTOS

Só para aguçar a curiosidade fica a foto do grupo, mas prometemos que a oficial será aqui exposta oportunamente.



Informamos também que   www.art2decor.net é o site da Elsa Costa e nele
poderás ver fotos do nosso almoço e encomendar também. Basta clicar ver e escolher.

24 de outubro de 2009

RECORDAR

Meus Caros Venturinhas e amigos.
Penso que já devem ter visto a reportagem filmada pela TV Sines, esperamos que tenham gostado. Para os que não tenham conhecimento a transmissão em directo foi um sucesso, pois permitiu a quem não pode vir ao evento ver-nos em tempo real através da internet. Parabéns à jovem equipa da Sines.tv por nos proporcionar esses momentos.
Agora chegou a hora de falarmos um pouco mais do nosso almoço.
Registamos a inscrição de cerca de 140 pessoas, dessas, tivemos duas baixas por motivos de pequenas doenças sazonais de última hora e como tal não puderam vir para seu desgosto, mesmo assim para nós foi um sucesso pois demonstrou que os Venturinhas continuam a ser gente de palavra.
Até a nossa muito querida TI MARIA EZEQUIELA com os seus 99 anitos, nos presenteou com a sua visita, carinhosamente falando. Foi uma pequena maravilha sentirmos a sua presença perto de nós. Muito obrigado pela tua presença Ti Maria Ezequiela, agradecemos também ao seu filho Lino e família por a terem trazido.
Quer isso dizer que a adesão foi um sucesso, mais uma vez o nosso muito obrigado aos que estiveram presentes.
A chegada da família começou a registar-se a partir das 10.00 da manha, curiosamente, pelo pessoal que vinha de mais longe, mas o maior volume de chegada registou-se a partir das 12.00 horas.
Nas chegadas, era perceptível a expectativa das pessoas por aquilo que iriam encontrar, julgamos nós, a testemunhar também um pouco por nós próprios, que uma das maiores curiosidades era conhecer a cara das pessoas ligadas à família, segundo, o que é que seria a Árvore Genealógica e o que teria para mostrar.
Passado o primeiro impacto, já todo o mundo falava uns com os outros dispensando apresentações e notando que a ligação dos laços familiares falou muito alto. Foi lindo.
Depois foi o inicio de se começar a ver a exposição, onde todos, como era de esperar,começaram pela pesquisa dos seus enquadramentos no painel da Árvore Genealógica, com as mais variadas reacções sempre que descobriam as suas localizações ou de outros familiares que também conheciam, curiosamente, ali é que as pessoas começaram a sentir a falta dos dados que nós tanto solicitávamos, mas que nalguns casos tardaram muito a vir e noutros nem nos chegaram às mãos, pois também gostavam de ver as suas fotos e dados na árvore à semelhança de muitos outros e não estavam lá. Mas, como família desenrascada que é não faltou quem colasse a sua foto, ou escrevesse os seus próprios dados na árvore.
Aproveitamos o tema para enviar a mensagem àqueles que tenham visto insuficiências nos seus dados, ou mesmo que haja correcções ou melhorias a fazer, que comuniquem connosco, via Blogue, telefone ou e-mail.
Por hoje chega de conversa, e vamos lá mostrar umas fotos ao pessoal.
Ah, já agora aproveitamos para fazermos um apelo a todos aqueles que levaram as suas máquinas fotográficas para registarem os momentos do encontro, que tenham a amabilidade de nos fazerem chegar também a nós as fotos tiradas, pois nós paralelamente ao evento, também continuamos a criar um espólio de fotos e tudo o que de resto consigamos apurar ligados à família e aqui tanto entram coisas do passado, como do presente.
Até breve parentes e amigos.
Eis algumas fotos


o comprimento da nossa árvore



Um panorama do salão

21 de outubro de 2009

DE NÓS PARA VOCÊS!


Venturinhas e amigos.
É com muita surpresa e alegria que estamos a receber a todo momento das mais diversas formas, palavras de elogio e alento sobre o Almoço e Exposição, quase sempre acrescida da mensagem: "para o Ano queremos mais".
Como devem calcular estes meses foram muito desgastantes, embora recheados de expectativa e paixão por cada descoberta feita à medida que iamos pesquisando as nossas raízes. Por tudo isto, sentimo-nos bastante honrados pela forma como estamos a ser carinhosamente tratados, fazendo-nos sentir muito emocionados e agradecidos por tais atitudes de carinho.
Humildemente queremos deixar para todos vós uma mensagem:" Muito obrigada Venturinhas"!
Só para termos este retorno sentido em cada gesto e em cada palavra vindas da vossa parte, já valeu a pena.Sentimo-nos recompensados!
Um bem Haja para todos, muito e muito...
"Obrigada Venturinhas"!

luis Venturinha e Ana Lúcia


20 de outubro de 2009

AGRADECIMENTOS


Olá Venturinhas!
Antes de mais desejamos agradecer a todos a vossa presença, a alegria e o reconhecimento do trabalho feito. Em nome de todos os Venturinhas o nosso muito obrigado.
Adivinhamos que estejam impacientes para verem notícias no nosso Blog sobre que se passou no nosso almoço de Família.
Bom, temos uma explicação. Chamemos-lhe o aliviar de tensões. Porque para nós os trabalhos ainda continuaram pois o que se monta também se tem que desmontar, mas pronto, a partir de hoje vamos procurar transmitir regularmente notícias sobre o evento, não só com os nossos testemunhos, mas também com os testemunhos de quem participou e se houver mais aderentes desde já o nosso convite.
Muito há dizer, mas em primeiro lugar desejaria deixar uma nota de agradecimento aos amigos e entidades, que tão carinhosamente se disponibilizaram desde a primeira hora para nos apoiar neste evento, sendo que, é difícil destacar os mais importantes porque todos tiveram papeis preponderantes, tanto nos pequenos préstimos como nos grandes, mas permitam-me começar por pedir desculpa, e agradecimentos ao nosso muito querido Courelas.



Querido amigo Courelas, como já era previsível voltaste a fazer o papel de repórter, entrevistador e apresentador, inexcedível pela tua presença, pelo teu discurso sempre muito humano, pelo teu dom de palavra. Quem melhor do que tu para ajudar a deixar para a história dos Venturinhas o seu testemunho tanto oral como visual? Em nome dos Venturinhas um obrigado do “tamanho do MUNDO”, palavras tuas.
Mas amigo Courelas não posso deixar de me penitenciar publicamente, perante uma lamentável gafe que cometi sem intenção claro, mas agora ao fazer o rescaldo mental do almoço não me lembro de te ter apresentado publicamente à família. Se assim foi, deixa-me realmente incomodado, porque meu querido amigo tu merecias precisamente o contrário pela tua disponibilidade, pela nossa velha e forte amizade, pelo teu sentimento humano, pela forma com que sempre me tens e continuas a valorizar. O mínimo que eu podia ter feito era aproveitar estes momentos para também te retribuir, espero que o teu coração do “tamanho do mundo” tenha a dimensão suficiente para desculpares o que não é desculpável.



Temos depois o nosso também muito querido amigo Durval, que com a sua equipa, nos maravilhou com a confecção e distribuição da nossa gastronomia. O nosso muito e reconhecido obrigado ao amigo Durval em especial, pela sua entrega desde a primeira hora em organizar e participar voluntariamente neste almoço de família, e ao resto da equipa também os nossos agradecimentos.

Também o nosso muito obrigado à Junta da Freguesia de Sines e muito em especial ao Exmo. Senhor Presidente pela forma como sempre se mostrou sensível à nossa causa e também pela cedência do Salão do Povo.

Muito obrigado também à Câmara Municipal de Sines e ao Exmo Senhor Presidente da Câmara pelo empréstimo do equipamento de restauração, expositores, flores, e demais pequenas coisas.

Muito obrigado também à ainda jovem equipa da TV. Sines, pela sua também inestimável presença, contribuindo assim para que fique registado tanto visualmente, como sonoramente momentos da família.

Os nossos também muito reconhecidos agradecidos à nossa muito misteriosa colaboradora Dulce, a titi da Ana, que com a sua sabedoria e bom gosto nos tem deleitado com a feitura e acompanhamento do nosso Blog.

O nosso agradecimento também ao nosso muito amigo fotografo Gonçalo, que prejudicando outros projectos se disponibilizou em tirar a foto de grupo da Família, que está um espectáculo. Parabéns Gonçalo pela excelente obra prima de trabalho realizado.

Uma pequena nota: sem publicidade de marca recomendamos os serviços do Gonçalo para quem precisar de umas fotos de verdadeiro artista, aqui vai o endereço, gfoto.pt@gmail.com ou Gonçalo.barriga@gmail.com , ou ainda para tm.969480175

Também os nossos agradecimentos à equipa do meu “afilhado” José Oliveira que nos ajudaram nos transportes de equipamento e montagem da árvore.

Também o nosso agradecimento à equipa que muito sofreu e apoiou na impressão da Árvore.

E um muito obrigado a todos aqueles que, de uma forma geral deram o seu contributo para que este almoço se realizasse da forma como decorreu.

O nosso mais reconhecido e sensibilizado obrigado a todos os que aceitaram o nosso convite, que connosco partilharam este dia das suas vidas, pelo convívio, pela partilha de conhecimentos, por nos termos conhecido e muito principalmente por serem Venturinhas, um bem Haja para todos.


Terminadas as apresentações, vamos então entrar na descrição do Evento, que pela sua extensão teremos de o ir relatando episodicamente.


Bom pessoal, após a recepção e confraternização habitual que antecede este tipo de eventos, todo o mundo é convidado pelo nosso muito querido amigo Courelas, que desde a primeira hora se prontificou a por à disposição da família Venturinha a sua grande capacidade natural e humana de entrevistador, a se deslocarem para o recinto desportivo do I.O.S para se tirar a fotografia do grupo de família, como testemunho deste 1º Almoço dos Venturinhas. Assim, começou a “corrida” inexplicavelmente ordeira para este tipo de evento da família, ou então embalada pelo magnifico discurso proferido. Fiquei maravilhado e agradavelmente surpreendido pela forma espontânea e cívica como o pessoal se levantou das mesas e se começou a encaminhar para o local da fotografia do grupo, nesse momento reforcei o meu sentimento de vaidade em ser Venturinha.


Continuação nos próximos dias

(Nota) Agradecemos a todos os presentes que estiveram no almoço e que queiram partilhar as suas opiniões, sobre o mesmo, endereços, contactos, fotos do almoço, ou para a árvore etc, que o façam através dos e-mails ou mesmo deste Blog.


Luis Venturinha  e Ana Lúcia.



18 de outubro de 2009

ASSISTE EM DIRECTO

CLICA EM CIMA DA IMAGEM E SENTE-TE EM FAMÍLIA


Hoje a SINES TV vai estar em directo a partir do Salão do Povo, ás 13:00 horas, para acompanhar o mega-almoço da FAMÍLIA VENTURINHA.


16 de outubro de 2009

ESTÁ QUASE!


Olá Venturinhas!
Estamos a poucas horas da nossa grande festa.
Estes últimos dias têm sido de um verdadeiro corrupio de contactos e manifestações de grande expectativa sobre este nosso acontecimento.
Dentro desses contactos somos diversas vezes questionados com relativa frequência, sobre a hora do almoço. Pois bem, para o caso de também tu estares na incerteza, convém adiantar o seguinte: O nosso almoço está marcado para as 13:00. No entanto, tenho sugerido ao pessoal que, quem puder, chegue pelo menos uma hora antes. E isto porquê? Porque se todos chegarem ao mesmo tempo irá certamente instalar-se a confusão.
Sabemos que todos irão tentar descobrir-se na nossa interessante árvore com um total de 28 metros de comprimento e 750 pessoas registadas na mesma.
Assim sendo, se todos chegarmos um pouco mais cedo, haverá mais tempo para irmos à descoberta da árvore e teremos mais tempo também para confraternizarmos uns com os outros numa saudosa descoberta.
Para minimizar um pouco a procura de cada um na nossa árvore genealógica, estamos a preparar uma solução de rápida localização do pessoal que interessa a cada um. Embora saibamos de antemão, que todos serão envolvidos pelo desejo de busca e assim ficar a conhecer melhor as suas raízes directas e indirectas.

Lembro que independentemente da árvore, iremos expor vários trabalhos feitos por Venturinhas, tipo: quadros, réplicas de naus, caravelas, bonecos construídos em madeira e inox, serigrafias e outas coisas mais...
Por último, para quem não pode vir deixamos de novo a informação de que o nosso almoço vai ser acompanhado em directo pela sines tv. Assiste! Basta um clique! É uma forma de te sentires por dentro e em família, embora à distância.
CÁ ESTAMOS Á TUA ESPERA DIA 18.

(Nota ) Se não conheceres Sines, aconselho-te a dirigires-te ao Posto Galp. logo na entrada de Sines e pedires para que te indiquem qual o caminho para chegares ao Salão do Povo, perto do I.O.S.
Resta-me desejar boa viagem a todos!


13 de outubro de 2009

AUTÁRQUICAS EM SINES


Embora com relutância em abordar assuntos relacionados com politica, desta vez por uma questão de relação familiar, sinto-me na obrigação de informar os visitantes deste BLOG que tivemos dois Venturinhas a concorrer às autárquicas em lugares de destaque.
São eles Idalino José, como candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Sines e Francisco Venturinha, como candidato do PSD à presidência da Assembleia Municipal.
E é nestas condições que gostaria de deixar aqui o meu testemunho de apreço a todos os Venturinhas que se disponibilizam para defenderem os seus ideais e causas que acreditam, no bom sentido dos interesses da terra e população.
Foi nossa intenção não abordar este assunto antes das eleições, para não sermos acusados de estarmos a utilizar este meio de comunicação em proveito de qualquer entidade política, com ou sem Venturinhas.
Como em qualquer outra parte do planeta, a Democracia é o slogan politico onde melhor se ilustra a liberdade de expressão, melhor distribuição de riqueza e a forma do poder ser mais abrangente e distribuído junto do povo, mesmo até nos sítios mais isolados. É neste contexto que existe a necessidade de haver em todas as frentes e extractos sociais, pessoas disponíveis para se envolverem na melhor defesa dos interesses do povo.
Destas pessoas deseja-se que sejam pessoas íntegras, competentes, amigos das causas que apregoam e defendem e, principalmente, que sejam sensíveis e preocupadas com o bem-estar social do povo.
Como Venturinha, considero importante realçar o papel dos Venturinhas ligados a este tipo de causas, não importando neste momento os poderes ou lugares de destaque que porventura tenham, mas sim por possuírem o tal espírito de preocupação pela sua terra, e pelo bem-estar da sua população e amigos.
E nestas condições penso poder transmitir em nome dos Venturinhas uma mensagem de solidariedade a estes nossos parentes, independentemente dos seus sucessos ou insucessos nas eleições, pois só a sua presença nestas lides já exige um acto de coragem e audácia louvável e essa é para mim, a principal vitória.
Poderão não ter ficado na liderança absoluta mas continuam a ser uma oposição que possa, de uma forma coerente e séria, alertar e defender os desvios de governação que possam eventualmente ser lesivos aos interesses do bem-estar e futuro dos Sinienses. Este papel, embora com as condicionantes adjacentes, já representa o equilíbrio democrático, pois se não existir uma oposição forte, permite a quem governa que possa cometer erros estratégicos, muitas vezes influenciados pelo entusiasmo e a imunidade que o poder absoluto costuma encobrir.
Obrigado Parentes por fazerem parte do grupo de Portugueses que se disponibilizam para defenderem os seus sonhos em prol da comunidade.
Um bem-haja para vocês!

Para terminar, queremos saudar e dar os parabéns ao Movimento “Sim” pela assinalável vitória alcançada, assim como, aos outros partidos da oposição, pelo empenho e dedicação que utilizaram na campanha.

Aproveitamos também para agradecer publicamente a generosa colaboração que a Edilidade tem dado aos Venturinhas, ao pôr à nossa disposição os meios para a realização do Evento.


11 de outubro de 2009

MAIS INFORMAÇÃO

Caros Venturinhas e Amigos!
Hoje terminou o período de inscrições para os Venturinhas participarem no Almoço/Exposição anunciado no nosso Blog, nas rádios locais, e demais publicidade.
Podemos considerar que para já todo este período foi altamente enriquecedor em todas as frentes.

1- Na área da comunicação entre membros da família, conseguiu-se um sucesso notável, levando em linha de conta a proximidade da família através do dialogo, da partilha de conhecimentos e também bastante importante, descobrirmos a ligação familiar com pessoas que conheciamos à longa data, mas sem termos noção da nossa ligação genética, em virtude de nos baptismos o nome Venturinha ser de uma forma natural sonegado em prol de descendentes de outros ramos familiares..

2- Na demonstração de apreço pelo trabalho em curso, manifestado praticamente por toda a família, evidenciando uma manifestação clara de satisfação por se ter tomado tal iniciativa.
3- Na pronta manifestação de solidariedade e disponibilidade da Familia em oferecer os seus préstimos na colaboração das actividades inerentes dentro das suas condicionamentos.

4- O surgimento de “Artistas” na família em várias actividades numa demonstração clara que os Venturinhas não estão parados no tempo, nem tampouco querem deixar de, também eles, fazer parte da história apresentando pinturas em tela, outros desenhos em serigrafia, além dos trabalhos esculpidos manualmente em madeira e aço inox e ainda transformando troncos e raízes de árvores em verdadeiras obras de arte. Sendo de destacar a construção de réplicas de Naus e Caravelas em madeira, com os respectivos adereços em diversos materiais, assim como a confecção de animais em madeira também por membros da nossa família.

5- No que toca à adesão na participação do Almoço/Exposição, podemos dizer que atingimos os nossos objectivos com sucesso , pois conseguimos fazer deslocar núcleos inteiros da família dispersos por vários pontos do pais até Sines. Estando assim geradas grandes expectativas do encontro com familiares que não se encontram á décadas (alguns deles), assim como de virem a conhecer novos familiares.

Podemos desde já também adiantar, que está previsto que o nosso evento seja filmado em directo pela TV. Sines, numa demonstração clara, de que nos preocuparmos também com aqueles que pelos mais diversos motivos não possam estar presentes, dando-lhe assim a oportunidade de conseguirem acompanhar-nos na hora, os momentos de emoção vividos.
Temos consciência que a TV por muito perfeita que seja, nunca conseguirá transmitir o calor presencial do momento, onde a emoção e envolvência da atmosfera local serão muito difíceis de captar perante o forte calor humano que se transmite, quanto muito, poderá servir de veículo de consolação a todos aqueles que tenham os respectivos meios para assistirem ao evento.

(Nota) Para quem não conhece, a TV. Sines embora seja uma estação recente em Sines, tem vindo a fazer um excelente trabalho divulgando os principais eventos em Sines, dando provas de um crescimento e vitalidade bastante acentuado. A prova disso é a vontade de fazerem a reportagem do nosso evento em directo como experiência piloto. Caso haja alguma perturbação na transmissão, podemos sempre garantir a sua reapresentação posteriormente

Se quiser assistir na TV. Sines clique neste link: sinestv

Aproveitamos para agradecer a prestimosa colaboração a todos aqueles que tem colaborado connosco nesta etapa decisiva do projecto.

Isto não quer dizer que se desmobilizem. A construção da história dos Venturinhas ainda agora começou. Portanto continuamos a contar com todos, muito embora de uma forma mais moderada.
Para aqueles que nos vão acompanhando no Blog, prometemos que continuaremos a transmitir noticias da família de uma forma regular, não sejam impacientes nem desistam de nos visitar.

Aquele grande abraço global.


2 de outubro de 2009

VAMOS LÁ! INSCREVE-TE!

ESTÁ NA HORA! VAMOS LÁ, INSCREVE-TE!

OLÁ FAMILIA!
VAMOS ENTRAR NA SEMANA QUE ANTECEDE O NOSSO ALMOÇO E COMO TAL A ÚlTIMA PARA QUE SE POSSAM INSCREVER.
NÃO ESQUEÇAS QUE O ESPAÇO DO SALÃO ONDE SE VAI REALIZAR O NOSSO ALMOÇO/EXPOSIÇÃO É LIMITADO, POR ISSO, PARA QUÊ ESPERAR ATÉ AO ÚLTIMO DIA? BEM SEI! É TIPICO DOS PORTUGUESES. MAS FAZ UM ESFORÇO SENÃO PODERÁS FICAR DE FORA.

O ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES É DE ACORDO COM A ORDEM DE ENTRADA E JÁ TEMOS MUITAS INSCRIÇÕES.

PARA TE INSCREVERES CONTACTA PARA QUALQUER DOS NUMEROS INDICADOS NO FOLHETO.

SE FORES UM VENTURINHA ISOLADO, NÃO TE SINTAS EXCLUIDO. VEM! POIS PODEREMOS TER JÁ A TUA RAMIFICAÇÃO, INCLUINDO CONTACTOS À SEMELHANÇA DE OUTROS CASOS.

DECIDE-TE ENQUANTO É TEMPO, AGUARDAMOS POR TI!

Anima-te não esqueças telefona-nos até dia 9 de Outubro.