9 de janeiro de 2010

BALANÇO DE 2009

CAROS VENTURINHAS E AMIGOS


Estamos a finalizar o ano 2009, que espero ser um marco histórico da família, pois foi em Fevereiro deste ano que começámos a saga da descoberta e arrumação das ligações familiares.

A ideia do projecto começou na passagem de ano de 2007 em que estavam juntos dois Venturinhas, mais concretamente, Maurício Venturinha e eu Luís Venturinha. O Maurício Venturinha com os seus 80 anos na altura, todo o momento disponível que tinha aproveitava para falar da família, como se de uma necessidade tivesse de transmitir os seus conhecimentos.

Por sua vez, o Luís, ao ter abandonado Sines ainda em tenra idade, não tinha grandes conhecimentos das ligações familiares, por isso decidiu ir comprar um bloco A4 e começar a esboçar um organograma da família de acordo com as informações recolhidas do Maurício. A informação era vasta, mais de 3 horas de conhecimentos, que serviriam para, em Fevereiro deste ano, utilizando o programa "Meus Parentes" descoberto ocasionalmente na internet, começar a criar a árvore genealógica da família.

Comecei primeiro com os laços familiares que me estavam mais directamente ligados, começando depois a crescer de acordo com as informações recolhidas do primo Maurício. A evolução foi de tal forma, que em Abril já estava com cerca de 350 Venturinhas registados.

Mas entretanto cheguei a um impasse, pois sabia que havia muito mais família, mas não conseguia mais informação.

Perante isso e, contrariando as promessas de boa vontade demonstrada por familiares, decidi tomar outro tipo de iniciativas, tais como, convidar mais 4 Venturinhas, figuras carismáticas da família em Sines, para me ajudarem na missão, criar um endereço da família via net, criar um blog da família Venturinha e, por último, organizar um almoço da família, convencido que alguma destas iniciativas me ajudaria a romper o impasse em que estava metido.

E assim foi…


Só quando fui à Junta de Freguesia de Sines pedir a cedência do salão para o almoço, pois desconhecia se seriam 50 ou mais Venturinhas interessados em participar, é que conheci a minha muito prestimosa e especial colaboradora Ana Lúcia Venturinha, que por sorte estava ligada por laços muito fortes e perto dos familiares da Lagoa de Santo André e arredores, servindo deste modo de alavanca para darmos novo impulso ao crescimento da árvore genealógica.

Como se isso não bastasse, a Ana Lúcia tornou-se numa aliada muito empenhada, mostrando uma disponibilidade total, e então, aproveitando a embalagem de tão valiosa ajuda, decidimos alargar os nossos pedidos de colaboração a outras Venturinhas e amigas que, dentro das suas limitações, se mostraram empenhadas e colaborantes.

Com esta equipa constituída tivemos mais alento, começámos a ser mais ambiciosos e também mais ávidos de conhecimentos, daí a nos deslocarmos aos arquivos distritais de Setúbal e Aveiro em pesquisa da história dos nossos antepassados, foi um pulo...

Começámos a divulgar os convites aos Venturinhas para participarem no almoço, via rádio, via net, via panfletos nas montras das lojas em diversas localidades do litoral alentejano.

Porém, de início, sentimos retracção nas pessoas mas, conforme a data do evento se aproximava, mais movimento sentíamos ao nosso redor, daí decidimos ser um pouco mais audaciosos e, porque não fazermos uma exposição juntamente com o almoço, pois já tínhamos material interessante para mostrar, tais como, fotos de antepassados, documentos históricos e outros trabalhos artísticos que fomos descobrindo entre os Venturinhas actuais.

Ainda conseguimos juntar uma família de 140 pessoas, pusemos familiares a falar entre si, alguns que já não o faziam há mais de 40 anos, conseguimos valorizar o nome Venturinha de forma aos Venturinhas mais novos, já estarem mais predispostos a transmitirem o nome aos seus descendentes, coisa que se estava a perder e, conseguimos ainda conhecer ligações familiares com pessoas que lidávamos há anos, mas sem saber que estávamos ligados geneticamente.

Actualmente, continuamos ainda na pesquisa de mais Venturinhas, embora já de uma forma mais calma, pois conta-nos a história e o testemunho de vários familiares, que estamos ligados a várias famílias da região; começando pelos Malafaias, ligação já descoberta, mas temos ainda os Vareiros, os Amadores, os Domingos, etc.

Temos também nomes de Venturinhas descobertos no arquivo de Aveiro e via internet, ainda sem ligação directa com a nossa árvore genealógica. Por tudo isto, as pesquisas são agora mais lentas e não temos informação a dar tão regularmente como desejaríamos.

Aproveitamos a oportunidade de convidarmos, mais uma vez, todos os Venturinhas a participarem e colaborarem na descoberta das origens da família.

Possivelmente no princípio do ano mostraremos os mapas de relação familiar retirados das nossas pesquisas nos arquivos históricos de Setúbal e Aveiro, pode ser que assim apareça algum iluminado que nos ajude nas descobertas.

Por hoje é tudo, acredito que é muito difícil toda a gente ler este testemunho até ao fim, mas para aqueles que o leram os meus agradecimentos, pois demonstraram estar interessados na história dos Venturinhas e em tudo o que lhes está relacionado.

Aproveito para agradecer a todos aqueles que de qualquer forma deram o seu contributo neste projecto, e desejar a todos um excelente Ano Novo, que 2010 seja um ano recheado de realizações pessoais, que todos os objectivos sejam atingidos e que a família Venturinha continue a crescer.


Um grande bem-haja!

Luís Venturinha

Sem comentários:

Enviar um comentário