11 de novembro de 2009

EM BUSCA DAS NOSSAS RAÍZES

Olá família e amigos
Esperamos que estejam a gostar das notícias fotos e reportagens do nosso Blogue, senão, estamos abertos a saber o que gostariam de ver e saber para podermos ir ao vosso encontro, inclusive também estamos abertos a eventuais publicações que nos proponham.
Desta vez a informação recai sobre a Murtosa, berço de infância dos nossos antepassados que, pelos vistos, eram gente norteada pelo espírito da aventura tanto para dentro como fora do país, mostrando assim ser gente sem medo do desconhecido, e com uma forte capacidade de adaptação aos locais onde chegaram. Neste caso, que melhor exemplo que os dos nossos antepassados que, em cerca de 150 anos, meia dúzia de Venturinhas evoluíram para próximo dos 700 membros, prova clara de ser gente com grande capacidade de trabalhar em todas actividades.
Hoje não os incomodo com mais conversa, pois também há o artigo para ler, mas com a promessa que não ficamos por aqui, pois a investigação, da descoberta dos nossos antepassados e Venturinhas tresmalhados continua.
Aquele grande abraço amigo e até breve!

Município da Murtosa


O Concelho da Murtosa situa-se na faixa litoral de Portugal, na região de Aveiro, possuindo uma área que, na totalidade das suas quatro freguesias, ascende aos 7.365 ha (Torreira 3.209 ha, Bunheiro 2.460 ha, Murtosa 1.456 ha, Monte 240 ha).

A população desta vila, de acordo com os resultados dos censos de 2001, é de 9.458 indivíduos (ver http://www.ine.pt).
Durante muitos anos a população Murtoseira emigrou. Deslocaram-se sobretudo para os Estados Unidos da América do Norte, Brasil e Venezuela.
Também se deslocaram dentro do nosso território, nomeadamente para Cascais, Sesimbra, Setúbal, Alcácer do Sal e Olhão e, ainda, pelas praias do Tejo, onde se ocupavam da apanha do Sável.
No comércio, a busca de melhores condições de trabalho levou a população a fixar-se no Porto e em Lisboa, onde ainda hoje podemos encontrar inúmeras famílias murtoseiras, como, por exemplo, em Santos-o-Velho.
Este aspecto do êxodo populacional pode ser contemplado através da arquitectura murtoseira. As casas que sucederam à tradicional "casa alpendre", de fachada geralmente virada a sul, caiada, com horta, jardim, poço, alpendre murado com duas colunas e telha mourisca, mostram claramente a grande influência migratória, sobretudo para o estrangeiro.
A população, apesar de ainda se considerar jovem devido à sua idade activa (25 aos 64 anos), tem tendência para um progressivo envelhecimento. As actividades económicas predominantes são a agricultura e a pesca. A maioria da população sem actividade encontra-se reformada, havendo também um número elevado de população doméstica e estudante.
A Murtosa possui a Escola Básica Integrada da Torreira, a EB 2/3 e Secundária Padre António Morais da Fonseca, seis escolas básicas (uma na freguesia do Monte, três na Murtosa e duas no Bunheiro), e sete jardins de infância (Monte, Pardelhas, Murtosa, Centro Social e Paroquial de Santa Maria da Murtosa, Celeiro, S. Silvestre e Santa Casa da Misericórdia da Murtosa).
Este Concelho evidencia-se pela sua forte componente turística. A beleza natural e cultural do Concelho faz com que inúmeras pessoas se desloquem para dela disfrutarem, nomeadamente no Verão. O turismo tornou-se assim um factor importante do ponto de vista económico.


Sem comentários:

Enviar um comentário