27 de março de 2010

REVISITANDO AS LAGOAS DE S. ANDRÉ E SANCHA

Hoje vamos revisitar um dos sítios paradisíacos que a natureza nos oferece: A Reserva Natural das LAGOAS de S. ANDRÉ e SANCHA.
Uma caminhada pedestre feita por uma colaboradora e amiga deste nosso blog, trás-nos estas fotos de rara beleza e de lugares apenas acessíveis a quem caminha pelos próprios pés.
Atravessando dunas e pinhais, a paisagem protegida foi ficando desbravada. A partida foi feita de Sines e finalizou com a aldeia de S. André à vista. Para trás ficam momentos inesquecíveis retidos no olhar: o mar que açoita através da brisa salgada caminhando lado a lado, o sol ameno e o puro contacto com a fauna e a flora.

                                                           UM MAPA DO PERCURSO


DESCRIÇÃO INFORMATIVA DOS POÇOS

A FAUNA E A FLORA

INTRUSOS? APENAS NÓS!

NA TRAJECTÓRIA DO PERCURSO DEPARAMO-NOS COM SETE POÇOS, ESTE É O ÚLTIMO, QUE SE ENCONTRA COM UMA EXTENSÃO ENORME DE ÁGUA, FRUTO DA MUITA CHUVA QUE O INVERNO NOS TROUXE.
 (Ao longe um barco na pesca, será às eirozes??)


DUNAS SELVAGENS


 LAGOA DE S.ANDRÉ.
A ALDEIA E O MAR COMO PANO DE FUNDO


LAGOA DA SANCHA

(Amanhã, domingo dia 28 de Março, a Lagoa de S. André vai ao mar.
A abertura da Lagoa ao mar é um espectáculo que se repete anualmente e que desperta a curiosidade das suas gentes e não só, marcando também simbólicamente o ínicio da Primavera.
O objectivo desta operação é a renovação da Lagoa e coincide com os períodos de reprodução de inúmeras espécies piscícolas.
Curiosidade: 
A Lagoa de S. André constitui o maior sistema lagunar da Costa Alentejana.

(Fotos do Mundinho e Dulce)

18 de março de 2010

PROCISSÃO DOS PASSOS

No dia 21 de Março, às 16h00, realizar-se á em Sines a Procissão dos Passos, que se realiza em anos alternados em Sines e Santiago do Cacém.



Esta procissão tem como objectivo mostrar simbolicamente o encontro de Nossa Senhora com Seu filho Jesus, quando Ele se encontrava a caminho do calvário.

A procissão, com início e fim na Igreja Matriz, é composta por dois trajectos: o trajecto de Nossa Senhora das Dores, entre a Igreja Matriz e o Largo 5 de Outubro, passando pela Rua Francisco Luís Lopes; e o trajecto do Senhor dos Passos, que passa pela Rua Cândido dos Reis, Rua Marquês de Pombal, Praça da República (Rossio), Largo 5 de Outubro (onde se encontra com o trajecto de Nossa Senhora das Dores) e Ruas Gago Coutinho e Rua Teófilo Braga.

 É uma organização da Santa Casa da Misericórdia de Sines e da Paróquia de Sines.

10 de março de 2010

CURIOSIDADES

Olá família Venturinha.
Hoje apenas e só por mera curiosidade, vou dar-vos a conhecer a mina da Venturinha. Situa-se entre os concelhos de Satão e de Penalva, dela se extrai quarto e feldspato.
A mina da Venturinha trata-se de um pegmatito que corresponde  a um termo textural que se usa para descrever rochas magmáticas de grão grosseiro com composição química idêntica à das rochas graníticas.
Vale a pena visitar este blog e aprofundar esta curiosidade. Terá o nome da mina algo a ver com o nosso nome de família?
Quiçá...

(Nota: As fotos também foram extraídas do mesmo blog: http://geominerais.blogspot.com/.
Desde já o nosso obrigado.)


8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

PARA TODAS AS MULHERES, ESPECIALMENTE AS DA FAMÍLIA VENTURINHA



Quando Deus criou a mulher, trabalhou seis dias consecutivos. Um anjo apareceu junto Dele e perguntou-lhe:
-Deus, porque estás a perder tanto tempo com esta criação?
Ao que Deus respondeu:
-Já viste a minha lista de especificações para este projecto? Ela tem que ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, tem mais de 200 partes móveis, todas substituíveis, e é capaz de sobreviver à base de Coca-Cola light e restos de comida. Tem um colo capaz de segurar quatro crianças ao mesmo tempo; tem um beijo capaz de curar qualquer coisa desde um arranhão no joelho a um coração ferido e faz isto tudo apenas com duas mãos.
O anjo ficou estupefacto com estas especificações.
-Só duas mãos!? Impossível! E esse é apenas o modelo normal? É muito trabalho para um só dia. É melhor acabares amanhã.’
-Nem pensar, protestou Deus.
Estou quase a acabar esta criação que me é tão querida. Ela já é capaz de se curar a si própria quando fica doente e consegue trabalhar 18 horas por dia.’
O anjo aproximou-se e tocou delicadamente na mulher.
-Mas fizeste-a tão macia e delicada, meu Deus!
-Sim, mas também pode ser muito resistente. Nem fazes ideia o que ela pode fazer e aguentar.
-E ela vai ser capaz de pensar? perguntou o anjo.
-Não só é capaz de pensar como é capaz de negociar e convencer.
O anjo então reparou num pormenor e tocou na cara da mulher.
-Ups!!! Parece que tens uma fuga neste modelo. Eu disse-te que estavas a tentar fazer demais numa criatura só.
-Isso não é uma fuga, é uma lágrima!
-E para que é que isso serve? perguntou o anjo.
-A lágrima é o seu modo de exprimir alegria, pena, dor, desilusão, amor, solidão, luto e orgulho.’
O anjo estava impressionado.
És um génio, Deus. Pensaste em tudo.
-É! Realmente, as mulheres são verdadeiramente espantosas. Têm capacidades que surpreendem os homens. Carregam fardos e dificuldades, mas mantendo um clima de felicidade, amor e alegria. Sorriem quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças.
Não aceitam um não quando acreditam que existe uma solução melhor. Prescindem de tudo para dar à família. Vão com um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio. Ficam radiantes quando nasce um bebé ou quando alguém se casa. Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites.
Sabem que um abraço e um beijo pode curar qualquer desgosto. Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores. Elas conduzem, voam, andam e correm ou mandam e-mails só para mostrar que se preocupam contigo. O coração de uma mulher mantém este mundo a andar. Elas trazem alegria, esperança e amor. Dão apoio moral à sua família e amigos. As mulheres têm coisas vitais a dizer e tudo para dar. No entanto, existe um defeito nas mulheres: esquecem-se constantemente do seu valor.

Autor desconhecido