27 de março de 2010

REVISITANDO AS LAGOAS DE S. ANDRÉ E SANCHA

Hoje vamos revisitar um dos sítios paradisíacos que a natureza nos oferece: A Reserva Natural das LAGOAS de S. ANDRÉ e SANCHA.
Uma caminhada pedestre feita por uma colaboradora e amiga deste nosso blog, trás-nos estas fotos de rara beleza e de lugares apenas acessíveis a quem caminha pelos próprios pés.
Atravessando dunas e pinhais, a paisagem protegida foi ficando desbravada. A partida foi feita de Sines e finalizou com a aldeia de S. André à vista. Para trás ficam momentos inesquecíveis retidos no olhar: o mar que açoita através da brisa salgada caminhando lado a lado, o sol ameno e o puro contacto com a fauna e a flora.

                                                           UM MAPA DO PERCURSO


DESCRIÇÃO INFORMATIVA DOS POÇOS

A FAUNA E A FLORA

INTRUSOS? APENAS NÓS!

NA TRAJECTÓRIA DO PERCURSO DEPARAMO-NOS COM SETE POÇOS, ESTE É O ÚLTIMO, QUE SE ENCONTRA COM UMA EXTENSÃO ENORME DE ÁGUA, FRUTO DA MUITA CHUVA QUE O INVERNO NOS TROUXE.
 (Ao longe um barco na pesca, será às eirozes??)


DUNAS SELVAGENS


 LAGOA DE S.ANDRÉ.
A ALDEIA E O MAR COMO PANO DE FUNDO


LAGOA DA SANCHA

(Amanhã, domingo dia 28 de Março, a Lagoa de S. André vai ao mar.
A abertura da Lagoa ao mar é um espectáculo que se repete anualmente e que desperta a curiosidade das suas gentes e não só, marcando também simbólicamente o ínicio da Primavera.
O objectivo desta operação é a renovação da Lagoa e coincide com os períodos de reprodução de inúmeras espécies piscícolas.
Curiosidade: 
A Lagoa de S. André constitui o maior sistema lagunar da Costa Alentejana.

(Fotos do Mundinho e Dulce)

1 comentário:

  1. Mas que lindas fotos!

    Como eu gostaria de também ter ido ver essas maravilhas da Natureza!

    Bjinhos

    ResponderEliminar