19 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL

QUEREMOS DESEJAR A TODA A FAMÍLIA VENTURINHA E AMIGOS,
UM FELIZ NATAL!

 Nascimento de Jesus

NATAL É...QUANDO OS NOSSOS CORAÇÕES EM SILÊNCIO, ABSORVEM OS EXEMPLOS DE JESUS. CRESCEM SENTIMENTOS DE AMOR, DE PAZ, DE FRATERNIDADE E RESPEITO UNS PELOS OUTROS.
QUANDO ESSE SENTIR ENGRANDECE, TRANSBORDA E CHEGA AOS OUTROS EM FORMA DE PARTILHA E GESTOS DE SOLIDARIEDADE.

ESTE É O VERDADEIRO ESPÍRITO NATALÍCIO. COMO GRANDE FAMÍLIA QUE SOMOS, VAMOS VIVE-LO VERDADEIRAMENTE!

FELIZ NATAL!




18 de dezembro de 2010

BALANÇO DE 2010


Olá Venturinhas e amigos

Mais uma vez estamos na quadra Natalícia, com os tradicionais votos de Boas Festas e também no fim de mais um ano, o qual espero que tenha correspondido positivamente às expectativas.

Em jeito de balanço, iremos fazer uma breve resenha da nossa actividade neste ano de 2010.

Contrariando as nossas vontades, este ano ficou aquém das nossas expectativas. Apesar de termos afrouxado um pouco o empenho, as dificuldades encontradas nas pesquisas também não nos ajudaram em nada, mesmo assim:

     - Fomos mantendo o Blog actualizado e com algumas publicações de eventos e circunstâncias (aqui aproveitamos para felicitar a Dulce, a nossa “bloguista” de serviço).

     - Sobre os nossos antepassados, continuamos sem qualquer evolução junto do Arquivo Distrital de Aveiro, alegadamente pela falta de tempo da pessoa encarregue da missão e, nestas circunstancias, estamos a ponderar aproveitarmos algum gesto de alguém de boa vontade que se preste a fazer esta pesquisa em Aveiro ou então, talvez lá teremos que investir uma semana de férias que, em vez de ser num local paradisíaco, terá de ser no arquivo até ficarmos com os olhos em bico e as cabeças zucas.

     - Pesquisas na NET, nesta área embora ainda não tenhamos alcançado factos concretos designadamente no que diz respeito à ligação parental com os nossos laços familiares, acreditamos que pelo menos um dos casos deve estar relacionado connosco, embora os próprios afirmem que o Venturinha deles nada tem a ver com a nossa família. Ainda estamos a averiguar, pois falamos, para já, de cerca de 30 membros e já temos alguns deles a colaborar connosco na pesquisa. Depois informaremos se há só uma família de Venturinhas ou duas... este caso é mais um que promete.

     - Também descobrimos uma Venturinha brasileira, chamada Michael Venturinha, encontrada no Facebook que, após algumas trocas de impressões, nos esclareceu que o Venturinha veio de um antepassado chamado Ventura, que os pais eram egípcios e os avós Gregos e que, perante esta troca de ideias, já não se admirava de ainda provirem de portugueses.

     - Descobrimos ainda outra de nome Lorinha Venturinha, natural de Galiza e a viver actualmente noutro pais, mas que, segundo ela, o nome Venturinha não é um nome próprio mas sim um tipo de alcunha. O mais interessante é que os pais dela são pescadores, daí pensarmos que poderá haver uma remota hipótese de encontrarmos algo, levando em linha de conta que os nossos antepassados sempre foram pessoas ligadas ao mar e, como os nossos ascendentes emigraram para o sul, porque não haver outros que tenham emigrado mais para norte? Ficou prometido que no Natal, com a ida a casa dos pais, se iria informar melhor e que nos comunicaria... mais uma expectativa. E as pesquisas continuam.
 
Do que nos foi dado a conhecer, este ano, infelizmente, faleceram três Venturinhas, de entre eles, a nossa muito querida Ti Maria Eziquiela com 100 anos.
Como compensação nasceu o Henrique no dia 13 de Outubro, filho de Mónica Venturinha e Tiago Lopes Paulo. Parabéns aos papás por manterem o nome Venturinha e à família Venturinha por ter mais um novo membro.